Constelações Familiares
As Constelações Familiares são uma terapia breve através da qual se torna possível identificar e solucionar problemas e conflitos de pessoas, empresas e organizações. Vem da compreensão Sistêmica Fenomenológica, que preconiza que todo indivíduo é parte integrante de um sistema, e como tal, sofre influências de outros membros do sistema.
As Constelações Familiares são uma forma de representar uma realidade interna, possibilitando a tomada de consciência por parte de cada um de nós.
Os enredos sistémicos, familiares e organizacionais, exercem sobre cada um de nós uma grande influência e perturbam o nosso bem-estar no momento presente. Os eventos traumáticos da nossa história de vida e dos nossos antepassados, continuam a estar presentes no nosso inconsciente e manifestam-se das mais diversas formas, no nosso quotidiano.
Através do método terapêutico das Constelações Familiares, cada pessoa pode criar estratégias para a sua vida, saindo do emaranhamento do seu sistema familiar.
O que pode ser trabalhado?
Qualquer tipo de sofrimento:
- Pode ser uma doença, comportamentos ou sentimentos doentios, tendências suicidas, medos inexplicáveis, a vida bloqueada ou estagnada, sintomas inexplicáveis,
- Falta de dinheiro / não saber lidar com o dinheiro,
- Problemas de relacionamento com… (pai, mãe, cônjuge, ex-cônjuge, filhos, colega, amigo, etc.),
- Falta de autoestima/amor-próprio, não saber o que fazer sobre… (negócio, projeto, carreira, etc.),
- Sentimentos persistentes de solidão / culpa / angústia / agressividade / revolta / vazio, etc.,
- Sentir que os abusos sofridos o bloqueiam (qualquer tipo de abusos e em qualquer idade),
- Não conseguir engravidar,
- Não conseguir amar/encontrar o amor, não conseguir esquecer alguém do passado; entre muitos outros.
Benefícios
-
-
- Ampliar o conhecimento de si próprio e do mundo à sua volta;
- Assumir a sua responsabilidade pela mudança, ao ter uma perspetiva mais ampla e real da sua Vida e de que forma pode estar mais presente e ativa nela;
-
-
-
- Encontrar atitudes e comportamentos alternativos, acedendo a uma imagem de solução e a ganhar energia para fazer mudanças efetivas;
- Encontrar novos recursos dentro de si para superar o que quer que esteja a acontecer, encontrando a força que sustem a sua Vida;
- Reconectar-se com a Vida.
-
Sessões Individuais
À semelhança do que acontece numa sessão de grupo, numa sessão individual de constelações familiares podem ser trabalhados diferentes tipos de questões, nomeadamente problemas escolares (dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar, desmotivação, abandono escolar), relacionamentos, relações familiares e profissionais, carreira, saúde, luto, etc.
Nas sessões individuais, a constelação é realizada com o recurso a bonecos do tipo Playmobil.
A constelação familiar “desoculta” dinâmicas submersas, possibilitando o acesso à verdadeira natureza das situações e dos relacionamentos.
Uma sessão individual poderá ter a duração até 120 minutos.
Sessões em Grupo
Nas sessões em grupo de constelações familiares, o procedimento é o seguinte:
- O cliente apresenta o tema/problema que pretende trabalhar e que lhe provoque qualquer tipo de sofrimento (pode ser uma doença, comportamentos ou sentimentos doentios, tendências suicidas, medos inexplicáveis, a vida bloqueada ou estagnada, sintomas inexplicáveis, falta de abundância, poderá também ser um elemento abstrato, como um aspeto da personalidade, uma doença, uma casa, um país, entre outros.
- Seguindo as instruções do facilitador, seleciona, de entre os participantes no workshop, os elementos que irão ser configurados na constelação;
- Posteriormente, esses elementos, são dispostos uns em relação aos outros, de acordo com a imagem interior que aflora naquele momento da relação entre as pessoas ali representadas;
- Através da observação dos movimentos, posturas e olhares dos representantes, as dinâmicas ocultas começam vagarosamente a vir à superfície.
Numa sessão de constelações familiares em grupo pode participar-se como:
- cliente, colocando a sua própria constelação;
- representante na constelação de outra pessoa;
- assistente, mas mantendo-se incluído no círculo de pessoas que sustentam a constelação.
A participação numa sessão de constelações familiares em grupo implica a inscrição prévia, quer seja para participar como representante, quer para colocar o seu tema pessoal numa constelação especificamente organizada para si.
Seja qual for a posição em que se encontre, todos realizam trabalho para a constelação em curso e todos podem beneficiar com a constelação no sentido de resolverem questões pessoais pendentes através da vivência da constelação de outra pessoa.
Através dela podem surgir conflitos ocultos, emoções não expressas, pessoas e situações esquecidas que progressivamente, vão dando uma imagem mais completa da realidade.